Horda do Caos
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Mensagem  Imperador Malazarth Seg Nov 19, 2012 11:54 am

Qual o aspecto do seu personagem? Qual a idade dele? Qual a primeira impressão que ele transmite? Quando ele reza, qual a divindade ou divindades que recebem suas orações? O que o levou a se tornar um aventureiro?
Esse tópico lhe ajudará a estabelecer a identidade de seu personagem, criando detalhes que o tornarão mais realista, como se fosse o protagonista de um livro ou de um filme. Para muitos jogadores, a verdadeira ação é essa: definir o personagem como alguém a ser interpretado.

Quando se utiliza um personagem pela primeira vez, é comum deixar alguns detalhes indefinidos. Conforme o tempo passa, você terá uma noção melhor daquilo que deseja do seu herói. Os detalhes serão “descobertos”, do mesmo modo que um autor desenvolve um personagem durante vários capítulos de um romance ou no decorrer de uma série de livros.
Esse tópico explica as tendências (a posição do personagem na batalha entre o Bem e o Mal), a religião (o deus ou panteão que ele venera), as estatísticas gerais (nome, sexo, idade, etc.) e a descrição pessoal.

Sumário:

I. Características Gerais
II. As Nove Tendências


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Características Gerais

Essa seção oferece sugestões para determinar o nome, o sexo, a idade, a altura e o peso de seu personagem. Antes de começar, esboce uma ideia da história e personalidade que você deseja para o seu personagem e utilize-as para adicionar detalhes posteriormente e dar vida à sua criação.

Nome
Invente ou escolha um nome que combine com a raça e a classe de seu personagem. Um nome é uma boa maneira de começar a definir a história de seu personagem. Por exemplo, o nome de um anão poderia ser o nome de um grande herói da raça e o personagem estaria tentando honrar esse caminho. Por outro lado, o nome poderia pertencer a um covarde infame e o personagem estaria tentando provar que não se parece com ele.

Aparência
Determine a aparência de seu personagem usando as características primárias de sua Raça como ponto de partida. Qual a cor de seus cabelos? Qual a fisionomia do rosto dele? Como são seus olhos? Ele é destro ou canhoto? Etc. Você pode usar a aparência de seu personagem para indicar alguma coisa sobre sua personalidade e história.
Por exemplo:
Enverrugoso, o duende, não tem uma parte da orelha e tem muitas cicatrizes, resultado de uma vida violenta em meio aos duendes que o criaram. Ele guarda, em um colar, as garras e as presas das bestas que ele matou.
Alhandra, a Cavaleira do Templo, possui a estrela de Saradomin tatuada em seu antebraço para mostrar sua devoção à divindade.

Personalidade
Decida como seu personagem age, do que ele gosta, o que deseja da vida, o que o assusta e o que o deixa irritado. A raça e a tendência servem como um bom começo, mas não se deve ficar limitado a isso. Faça com que seu anão Leal e Bom (ou qualquer que seja seu personagem) seja diferente dos outros.
Uma dica muito útil para a criação de uma personalidade interessante para seu personagem é incluir algum tipo de conflito em sua natureza. Por exemplo, Tordek é Leal, mas também é um pouco ambicioso. Ele pode ser tentado a roubar se conseguir justificar isso para si mesmo.
A personalidade de seu personagem pode ser alterada com o tempo. As decisões básicas que você tomou durante a criação do personagem não são imutáveis, nem precisam ser obedecidas como se fossem mandamentos. Permita que o personagem cresça e evolua de maneira semelhante às pessoas de verdade.

Raça
As raças podem ser melhores descritas no tópico "Raças”.

Classe
As classes podem ser melhores descritas no tópico "Divisões”.

Nobreza
Independente de todas as situações, seu personagem ou é nobre, ou é plebeu, ou é escravo, ou é morto. Mas todos os nobres estão melhores descritos em “Títulos Nobiliárquicos”. Os nobres podem sim, ser aventureiros, afinal, nobreza é uma característica hereditária.

Tendência
O bem e o mal não são conceitos filosóficos no mundo de Guilenor. Eles são as forças que definem o cosmos.
Demônios caminham pelo mundo, tentando as pessoas para o mal. Os clérigos sagrados usam o poder do bem para proteger os fiéis. Os devotos dos deuses malignos trazem a ruína aos inocentes para se destacarem perante suas divindades, confiantes que receberão a recompensa na próxima vida. Os paladinos confrontam sem temor os malfeitores, conscientes de que está pequena existência não merece preocupação. Os senhores da guerra se voltam para qualquer poder sobrenatural que possa ajudá-los em suas conquistas e os emissários dos deuses bons e malignos prometem recompensas em troca de um juramento de lealdade.
Em termos gerais, a moral e a atitude pessoal de uma criatura ou personagem estão representadas por sua tendência: Leal e Bom, Neutro e Bom, Caótico e Bom, Leal e Neutro, Neutro, Caótico e Neutro, Leal e Mau, Neutro e Mau e Caótico e Mau. Escolha uma tendência para o seu personagem, usando sua raça e classe como guia.
A tendência é uma ferramenta para desenvolver a identidade de seu personagem, não uma amarra para restringi-lo; Cada tendência representa uma grande variedade de personalidades ou filosofias distingas, portanto dois personagens Leais e Bons podem ser bastante diferentes entre si. Além disso, poucas criaturas são completamente consistentes. Um personagem Leal e Bom pode ser ambicioso, ocasionalmente sendo tentado a roubar algo ou acumular alguma coisa que possui, mesmo que não seja a reação mais ordeira ou bondosa que existe. As pessoas também não são constantes o tempo todo. Os personagens Bons perdem a paciência, os Neutros se sentem inspirados a realizar atos nobres e assim por diante.


Bem e Mal
Os personagens e as criaturas boas protegem a vida inocente. Os personagens e as criaturas malignas corrompem ou eliminam a vida inocente, seja por diversão ou para tirar proveito.
“Bom” implica altruísmo, respeito pela vida e preocupação com a dignidade dos seres conscientes. Os personagens bons fazem sacrifícios pessoais para ajudar outros seres.
“Mau” indica um desejo de ferir, oprimir e matar. Algumas criaturas simplesmente não têm compaixão pelas demais e matam sem remorso, caso lhes seja conveniente. Outras, dedicam-se ativamente a propagar o mal, caçando por esporte ou seguindo ordens de um deus ou mestre maligno.
As pessoas que são neutras em relação ao bem e o mal não gostam de matar inocentes, mas não possuem a força de vontade para fazer sacrifícios e proteger ou ajudar os demais. As pessoas Neutras são vinculadas aos demais por questões de relação pessoal. Alguém com essa tendência poderia se sacrificar para proteger sua família ou sua terra natal, mas nunca faria isso por estranhos que não tenham nenhuma relação direta com ele.
Ser Bom ou Mau pode ser uma escolha consciente, como um paladino que tenta seguir seus ideais ou o clérigo maligno que causa pânico e dor para imitar seu deus. Porém, para a maior parte das pessoas, ser Bom ou Mau é uma atitude que pode ser reconhecida, mas não escolhida. Ser Neutro no eixo do bem e do mal normalmente representa uma falta de inclinação para qualquer aspecto, mas, para alguns, isso indica um compromisso com uma perspectiva equilibrada. Mesmo reconhecendo que o bem e o mal são estados objetivos e não somente opiniões, essas pessoas acreditam que manter o equilíbrio entre ambos é a melhor opção, ao menos para eles.
Os animais e outras criaturas incapazes de ações morais são Neutras, mas nunca serão Boas ou Más. Mesmo as víboras mais letais e os tigres mais ferozes são Neutros, pois não têm a capacidade moral para se comportar de maneira correta ou incorrera.

Ordem e Caos
Os personagens Leais dizem a verdade, mantêm sua palavra, respeitam a autoridade, honram a tradição e julgam aqueles que não cumprem seu dever. Os personagens Caóticos seguem apenas sua própria consciência, ressentem-se daqueles que lhes dão ordens, preferem novas ideias à tradição e fazem o que prometem se estiverem dispostos.
“Leal” implica honra, confiança e obediência à autoridade. Por outro lado, a ordem pode conservar a teimosia, adesão reacionária à tradição, predileção em julgar todas as pessoas e falta de adaptabilidade. Os mantenedores conscientes da ordem dizem que só o comportamento Leal criará uma sociedade onde as pessoas podem depender das outras e tomar as melhores decisões, confiando plenamente que os demais agirão da mesma forma.
“Caos” implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, conserva a imprudência, ressentimento com a autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade. Os promotores do comportamento Caótico afirmam que somente a liberdade pessoal completa permitirá que as pessoas se expressem na íntegra e que a sociedade se beneficie de todo o potencial acumulado pelos indivíduos que a integram.
As pessoas que são Neutras em relação à Ordem e o Caos normalmente respeitam a autoridade, mas não se sentem inspiradas a obedecer ou se rebelar contra ela. São pessoas honestas, mas que podem ser levadas a mentir ou a enganar os demais.
A devoção à ordem ou ao caos pode ser uma escolha consciente, mas na maioria das vezes é só um aspecto de personalidade que é reconhecido, mas não escolhido.
A neutralidade no eixo da ordem e do caos representa um ponto intermediário, um estado onde o indivíduo não se sente atraído por nenhum dos aspectos. Porém, alguns indivíduos com essa tendência afirmam que a Neutralidade é superior à Ordem e ao Caos, pois consideram que ambos são extremos com suas devidas contrapartes.
Os animais e outras criaturas incapazes de tomar decisões morais são Neutros.
Os cães podem ser obedientes e os gatos independentes, mas não têm a capacidade moral para se comportarem de maneira Leal ou Caótica.

História
Decida como foi a vida de seu personagem até agora. Eis algumas perguntas para ajudá-lo a pensar:
Como ele decidiu ser um aventureiro?
Como ele entrou para sua classe? Por exemplo, um guerreiro pode ter feito parte de uma milícia, pertencer a uma família de soldados, ser treinado em uma escola militar ou simplesmente ter aprendido sozinho.
Onde ele conseguiu seu equipamento inicial? Ele foi obtido aos poucos?
Foi um presente de despedida da família ou de um mentor? Algum de seus itens pessoais tem um significado especial?
Qual foi a pior coisa que já lhe aconteceu?
Qual foi a melhor coisa que já lhe aconteceu?
Ele mantém contato com a família?
O que a família pensa dele?

As Nove Tendências

As nove tendências a seguir abrangem todas as combinações possíveis nos eixos Ordem e Caos ou Bem e Mal. Cada descrição representa um personagem típico daquela tendência. Lembre-se que os indivíduos afastam-se da normalidade: um personagem pode agir de modo diferente em relação à sua tendência de um dia para o outro. Use essas descrições como um guia, não como regras a serem obedecidas.
As seis primeiras tendências, de Leal e Bom até Caótico e Neutro, são as tendências mais comuns para os personagens dos jogadores. As três tendências malignas não são exclusivas dos monstros e dos vilões.

Leal e Bom (LB), “Cruzado”: Um personagem com essa tendência se comporta como todos esperam que uma pessoa boa o faça. Ele combina a vontade de combater o mal com a disciplina de lutar incessantemente. Ele diz a verdade, mantém sua palavra, ajuda os que estão em necessidade e combate as injustiças.
Um personagem Leal e Bom detesta ver os culpados saírem impunes. Sir Owen, um Cavaleiro do Templo que combate o mal sem piedade e protege os inocentes sem hesitar, é Leal e Bom.
Leal e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar honra e compaixão.

Neutro e Bom (NB), “Benfeitor”: Um personagem Neutro e Bom faz o melhor que uma pessoa boa conseguiria. Ele é devotado a ajudar os outros e colabora com reis e magistrados, mesmo não se sentindo obrigado a fazê-lo. Jozan, um clérigo que ajuda as pessoas de acordo com as necessidades delas, é Neutro e Bom. Neutro e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja fazer o bem sem se preocupar com a ordem.

Caótico e Bom (CB), “Rebelde”:
Um personagem Caótico e Bom se comporta de acordo com a sua consciência, sem se preocupar com o que os outros esperam dele. Ele faz as coisas do seu jeito, mas é educado e benevolente. Ele acredita no bem, mas não vê utilidade para as leis e os regulamentos. Ele detesta quando as pessoas tentam intimidar os mais fracos e dizer-lhes o que fazer. Ele segue sua própria “bússola moral” que, embora tenha uma inclinação para o Bem, algumas vezes não coincide com as diretrizes da sociedade. Ozan, um arqueiro que realiza emboscadas contra os coletores de impostos de um barão maligno, é um personagem Caótico e Bom.
Caótico e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar um bom coração com um espírito livre.

Neutro (N'), “Indeciso”: Um personagem Neutro sempre faz o que lhe parece ser uma boa ideia. Ele não se sente inclinado fortemente por um lado ou pelo outro quando o assunto é lei contra caos ou o bem contra o mal. Na maioria das ocasiões, a neutralidade é, na verdade, mais uma falta de convicção do que um compromisso com a própria neutralidade. Esse tipo de personagem considera o Bem melhor que
o Mal. Afinal, ele prefere ter bons vizinhos e governantes. Ainda assim, ele não se vê pessoalmente inclinado a defender o bem de modo abstrato ou universal. Ariane, uma maga dedicada a sua arte e cansada da semântica dos debates morais empregados por seus superiores, é uma personagem Neutra.
Por outro lado, alguns personagens Neutros se dedicam filosoficamente à neutralidade. Eles consideram o Bem, o Mal, a Ordem e o Caos extremos perigosos e prejudiciais. Eles afirmam que, a longo prazo, o ponto intermediário da neutralidade é a opção mais favorável e equilibrada do cosmos.
Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem atue de forma natural, sem preconceitos nem compulsões.

Caótico e Neutro (CN), “Espírito Livre”:
Um personagem Caótico e Neutro obedece apenas à sua vontade. Trata-se de uma pessoa individualista, que valoriza sua própria liberdade e não tenta proteger a liberdade dos demais. Ele evita a autoridade, ressente-se das restrições e desafia as tradições. Um personagem Caótico e Neutro não prejudica intencionalmente as organizações como parte de uma campanha em favor da anarquia. Para fazer isso, ele deveria se sentir inspirado pelo bem (com um desejo de libertar os outros) ou pelo mal (com uma vontade de causar sofrimento àqueles que discordam dele). Um personagem Caótico e Neutro pode ser imprevisível, mas seu comportamento não é totalmente aleatório. É mais provável que ele atravesse uma ponte, não que se atire dela. Gimble, um bardo que viaja e sobrevive conforme sua vontade, é Caótico e Neutro.
Caótico e Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem tenha liberdade completa, seja das restrições da sociedade ou da obrigação de fazer o bem.

Leal e Mau (LM), “Dominador”: Um vilão Leal e Mau usurpa o que deseja metodicamente, dentro dos limites de seu código de conduta, mas sem se preocupar com quem será prejudicado. Ele se preocupa com a tradição, a lealdade e a ordem, mas não se importa com a liberdade, a dignidade ou mesmo com a vida. Ele joga segundo as regras, mas sem mostrar piedade nem compaixão. Sente-se confortável com a hierarquia e gostaria de governar, mas também aceita servir. Ele não condena os outros pelas atitudes que tomam, mas por sua raça, religião, terra natal ou posição social. Ele reluta em infringir as leis ou quebrar uma promessa; essa relutância, em parte, se deve à sua própria natureza, mas também à sua necessidade de organização para se proteger daqueles capazes de enfrentá-lo por diferenças morais. Alguns vilões Leais e Maus respeitam alguns tabus específicos, como não matar a sangue frio (ordenando essas execuções a seus subalternos) ou não permitir que crianças sejam feridas (sempre que puder ser evitado).
Eles acreditam que esses escrúpulos os colocam acima dos vilões sem princípios. Um barão conspirador com planos de expansão e que explora seus servos é um exemplo de um personagem Leal e Mau.
Algumas criaturas e pessoas leais e más são levadas a praticar o mal com o mesmo fanatismo que um cruzado tenta propagar o bem.
Além de estarem dispostos a ferir os demais em proveito próprio, estes personagens sentem prazer na maldade como um objetivo final. Eles também são capazes de propagar o mal como parte de seus deveres para um deus ou mestre maligno.
Algumas vezes, os personagens com essa tendência são chamados de “diabólicos”, porque os diabos são a personificação e a epítome da ordem e do mal.
Leal e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa a maldade metódica, intencional e frequentemente bem-sucedida.

Neutro e Mau (NM), “Malfeitor”: Um vilão Neutro e Mau fará o possível para sair impune e se preocupa única e exclusivamente consigo. Ele não derrama lágrimas por suas vítimas, matando para obter vantagens, por esporte ou por conveniência. Ele não tem apreço nenhum pela ordem e não sustenta a ilusão de que o respeito pela lei, pelas tradições ou por um código de ética o tornaria melhor ou mais nobre. Por outro lado, ele não tem a natureza inquieta ou a afeição pelo conflito que caracteriza um vilão Caótico e Mau. O criminoso que rouba e assassina para conseguir o que deseja é um exemplo de personagem Neutro e Mau. Alguns vilões neutros e malignos defendem a maldade como um ideal, propagando o mal como um objetivo. Muitas vezes, esses vilões são devotos de um deus ou seita maligna ou pertencem a sociedades secretas.
Neutro e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa o mal puro, sem honra ou variação.

Caótico e Mau (CM), “Destruidor”: Um personagem Caótico e Mau realiza o que sua ambição, ódio ou ânsia de destruição o inspiram a fazer. Ele tem um temperamento forte, traiçoeiro, é arbitrariamente violento, cruel e imprevisível. Ele simplesmente usurpa o que deseja, é brutal e não sente piedade ou remorso. Quando está propagando o mal e o caos, é ainda pior. Felizmente, seus planos são cheios de falhas e todos os grupos formados por esses personagens são pouco organizados. Em geral, os personagens Caóticos e Maus só conseguem trabalhar em equipe através da força, e seus líderes conservam seus cargos enquanto conseguem evitar as derrotas ou as tentativas de assassinato. Um feiticeiro louco, elaborando esquemas de vingança e destruição, é um personagem Caótico e Mau. Às vezes, os personagens caóticos e malignos são chamados de “demoníacos”, porque os demônios são a personificação e a epítome do caos e do mal.
Caótico e Mau é uma tendência muito perigosa, porque não representa somente a destruição da beleza e da vida, mas também da ordem onde elas são fundamentadas.


Dica: As personalidades que mais combinam com o enredo da Horda do Caos são as de "Leal e Mau" para baixo.
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